A alfabetização é um momento crucial na formação dos valores sociais das crianças. Durante esse processo de aprendizado da leitura e da escrita, nossos educadores têm a oportunidade de trabalhar com os alunos a importância de princípios éticos e morais que são fundamentais para a convivência em sociedade.
Dentre os valores sociais que podem ser enfatizados na alfabetização, destacam-se:
Os valores sociais, quando trabalhados de forma integrada ao processo de alfabetização, contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes, éticos e engajados, que se tornam capazes de compreender e respeitar os princípios que regem uma sociedade justa e solidária. Essa abordagem proporciona uma educação mais completa e significativa, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças em sua jornada de aprendizado e formação.
O Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano é uma etapa crucial da educação básica, que abrange os primeiros anos da jornada escolar das crianças. Nesse período, os alunos iniciam sua trajetória acadêmica, adquirindo as bases essenciais para o aprendizado futuro. O currículo do Ensino Fundamental nesses anos iniciais é construído de forma a desenvolver habilidades fundamentais, como a alfabetização, o raciocínio matemático, a compreensão de conceitos científicos básicos e a formação de valores sociais.
O objetivo principal é proporcionar um ambiente educacional estimulante e acolhedor, no qual os alunos possam explorar o mundo ao seu redor e desenvolver suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais. É nessa fase que as crianças começam a construir sua identidade como estudantes, ao mesmo tempo em que aprendem a conviver em grupo, compartilhar ideias e respeitar as diferenças.
Nossos educadores desempenham um papel fundamental no Ensino Fundamental, guiando os estudantes em sua jornada de aprendizado e promovendo práticas pedagógicas que estimulem a curiosidade e o interesse pelo conhecimento. Além disso, é essencial envolver a família nesse processo, para que haja uma parceria efetiva entre o colégio e comunidade na formação das crianças.
Ao final do 5° ano do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos tenham adquirido as competências básicas necessárias para avançar para o próximo ciclo de aprendizado, o Ensino Fundamental II, estando mais preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e sociais que estão por vir. Com uma base sólida estabelecida nos primeiros anos, as crianças têm maiores chances de alcançar um desenvolvimento integral e de se tornarem cidadãos ativos, críticos e participativos em nossa sociedade.
Os estudantes tem aulas com a professora titular e aulas com os professores das disciplinas especializadas de inglês, educação física e ensino religioso, professores com formação específica.
A alfabetização bilíngue entrega ao estudante uma jornada educacional enriquecedora e transformadora, proporcionando uma série de benefícios valiosos para seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e cultural.
Em primeiro lugar, a alfabetização bilíngue entrega ao estudante a habilidade de se comunicar em duas línguas distintas. Esse domínio linguístico amplia suas possibilidades de interação e conexão com pessoas de diferentes origens culturais, possibilitando uma compreensão mais profunda e respeitosa das diversidades do mundo.
Além disso, entrega um amplo repertório cultural, abrindo portas para explorar obras literárias, tradições, costumes e perspectivas de vida de diferentes comunidades linguísticas. Essa riqueza cultural enriquece sua formação e amplia sua visão de mundo, tornando-o mais empático e preparado para atuar em uma sociedade globalizada.
Outro benefício essencial é o desenvolvimento cognitivo proporcionado pela alfabetização bilíngue. O estudante aprende a alternar entre duas línguas, exercitando a flexibilidade mental, o raciocínio lógico e a resolução de problemas de forma mais ágil e eficaz.
A alfabetização bilíngue também entrega ao estudante uma vantagem no mercado de trabalho e na educação superior. Em um mundo cada vez mais conectado, profissionais bilíngues são valorizados pelas empresas e têm mais oportunidades de crescimento em suas carreiras. Além disso, a habilidade de estudar e aprender em mais de uma língua pode abrir portas para programas de intercâmbio e experiências educacionais internacionais.
Outra entrega valiosa é a construção de uma identidade cultural mais forte e equilibrada. O estudante bilíngue encontra-se conectado a duas línguas e culturas, o que lhe permite apreciar suas raízes e explorar novas perspectivas com um senso de pertencimento ampliado.
Ao mergulharem nas páginas dos livros, os corações das crianças se enchem de emoção, enquanto suas mentes se expandem como as asas de uma borboleta, prontas para voar rumo a lugares inimagináveis. A leitura na alfabetização é como um portal mágico, que as transporta para mundos de fantasia, desvendando mistérios, conhecendo heróis e heroínas, e aprendendo lições preciosas.
Cada palavra lida é como uma pérola rara que enfeita o colar da imaginação,
tornando cada história única e especial. O incentivo à leitura durante a alfabetização é um presente valioso que se eterniza na alma das crianças, despertando nelas um amor profundo pelas palavras, pelas histórias e pelas infinitas possibilidades que a leitura oferece.
Ao descobrirem o prazer de ler, as crianças abrem as portas para um mundo de aprendizado, conhecimento e reflexão. A leitura é a chave que as guia para a compreensão do mundo e para o encontro consigo mesmas, formando um laço íntimo e afetuoso com os livros que será cultivado para sempre.
A leitura na alfabetização é como uma fada madrinha que concede desejos secretos, tornando as crianças protagonistas de suas próprias histórias e permitindo que elas voem para além dos limites do conhecido, explorando novas realidades com curiosidade e entusiasmo.
Que o incentivo à leitura na alfabetização continue sendo um convite irresistível, uma chama que ilumina os corações e orienta os passos dessas crianças encantadas, transformando-as em leitores apaixonados que carregarão consigo o tesouro inestimável dos livros por toda a vida.
A Sala Maker é um espaço inovador dentro da instituição de ensino que tem como objetivo estimular a criatividade, a colaboração e a aprendizagem prática de nossos estudantes. Trata-se de um ambiente equipado com ferramentas, materiais e tecnologias que permitem aos alunos colocarem a mão na massa, criarem projetos, solucionarem problemas e explorarem suas ideias de forma prática e criativa.
Nessa sala, os estudantes são incentivados a serem protagonistas de sua aprendizagem, experimentando, testando hipóteses, aprendendo com os erros e buscando soluções inovadoras. A Sala Maker estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, visto que muitos projetos são desenvolvidos de forma colaborativa.
Os equipamentos encontrados na Sala Maker variam, incluem impressoras 3D, ferramentas manuais, kits de robótica, computadores, entre outros recursos. Esses recursos possibilitam a criação de protótipos, objetos físicos, modelos, projetos de eletrônica, programação e diversas outras atividades práticas.
Além de desenvolver habilidades técnicas, a Sala Maker também favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a perseverança, a criatividade, a comunicação e a resiliência. Os estudantes são incentivados a explorar suas paixões e interesses, encontrando na Sala Maker um espaço para colocar em prática suas ideias e projetos.
A Sala Maker é um ambiente inclusivo, onde todos os estudantes têm a oportunidade de aprender de forma mais significativa e engajadora, desenvolvendo suas habilidades e talentos de maneira única. É um espaço que valoriza o aprendizado prático, a experimentação e a descoberta, contribuindo para uma educação mais inovadora e alinhada com as demandas do mundo contemporâneo.
A função do Ensino Fundamental II que vai do 6° ao 9° ano é proporcionar uma educação mais aprofundada e abrangente aos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios acadêmicos, sociais e emocionais da adolescência e para a transição ao Ensino Médio. Durante essa fase, que compreende do 6º ao 9º ano, nós como colégio desempenhamos um papel essencial na formação integral dos estudantes, buscando promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e éticas.
Em relação ao aspecto acadêmico, o Ensino Fundamental II visa aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos iniciais, introduzindo conteúdos mais complexos e desafiadores nas diversas disciplinas. Os alunos são estimulados a desenvolverem o pensamento crítico, a capacidade de análise e a resolução de problemas, tornando-se estudantes mais autônomos e participativos em sua aprendizagem.
Além disso, o Ensino Fundamental II é uma fase de transição e amadurecimento. Os estudantes estão vivenciando mudanças físicas e emocionais típicas da adolescência, e o colégio oferecer um ambiente acolhedor e de apoio para que eles possam lidar com essas transformações de forma saudável e positiva.
Nessa etapa, também desempenhamos um papel importante na formação de valores éticos e cidadãos. Os estudantes são estimulados a refletir sobre questões sociais, culturais e ambientais, desenvolvendo a consciência sobre o seu papel na sociedade e a importância de agir de forma responsável e solidária.
Outra função do Ensino Fundamental II é preparar os estudantes para o Ensino Médio e para escolhas mais específicas em sua trajetória educacional. É nessa fase que eles começam a se aprofundar em áreas de interesse, a definir metas educacionais e profissionais e a desenvolver a capacidade de tomar decisões responsáveis.
A pastoral tem como objetivo promover uma educação integral, que abarque não apenas o aspecto acadêmico, mas também o desenvolvimento espiritual, moral e ético dos estudantes.
Através da Pastoral Educacional, busca-se oferecer um ambiente acolhedor e propício para a formação humana, incentivando valores como solidariedade, respeito, empatia e justiça. Além disso, ela visa integrar os princípios religiosos e os ensinamentos da fé com as diversas áreas do conhecimento, enriquecendo assim a experiência educacional dos estudantes.
Os membros da Pastoral Educacional são geralmente lideranças religiosas, como padres, freiras ou irmãos engajados, que trabalham em parceria com educadores e funcionários do colégio para implementar projetos e atividades que promovam o crescimento espiritual e a formação cidadã dos estudantes.
As ações da Pastoral Educacional podem incluir momentos de oração e reflexão, celebrações religiosas, projetos sociais em prol de comunidades carentes, programas de acompanhamento e aconselhamento aos estudantes, bem como a promoção de eventos culturais e atividades de voluntariado.
Essa pastoral tem um papel fundamental no cultivo do espírito de comunidade e na construção de um ambiente escolar que valorize a ética, a solidariedade e o respeito ao próximo. Ao integrar a fé com a educação, a Pastoral Educacional busca formar indivíduos conscientes de seu papel como cidadãos responsáveis, comprometidos com o bem-estar coletivo e capazes de contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna.
Os alunos tem acesso orientado a sala maker, laboratório de ciências e biblioteca.
Secretária
De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 18h
Tesouraria
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h